COMO PREVENIR AS CÁRIES
No que consiste a cárie?
A cárie é uma doença transmissível e infecciosa, acontecendo da associação da placa bacteriana formadora da cárie,
dieta inadequada e higiene bucal incorreta. O açúcar em contato com a placa bacteriana acaba por formar os ácidos responsáveis pela formação da cárie, com a saída dos minerais do dente.
O que é placa bacteriana?
Ela é uma película composta de bactérias vivas e de resíduos alimentares que se depositam sobre e entre os dentes, ela pode formar a cárie quando as bactérias formadoras da mesma estão presentes em sua composição.
Meus dentes podem ser pouco resistentes às cáries?
Algumas doenças podem alterar a composição dos dentes, além disso, os dentes são mais susceptíveis à cárie quando erupcionam, pois ainda não estão com a calcificação completa, independentemente da susceptibilidade dos dentes, a manutenção de uma limpeza adequada é fundamental para a prevenção das cáries.
Quais os alimentos que podem favorecer o aparecimento das cáries? Existe algum que protege contra elas?
Os alimentos cariogênicos são os que apresentam açúcar na composição, tais alimentos podem fazer parte da
dieta, porém devem ser consumidos de maneira adequada e seguidos de escovação. O açúcar pode estar presente também na composição de alguns medicamentos, e sendo ingeridos deve-se proceder a higienização. Já alimentos como o queijo e leite são considerados protetores dos dentes, pois contém grande quantidade de cálcio e fosfatos, que protegem contra a desmineralização dos dentes.
Mel ou açúcar mascavo podem substituir o açúcar sem causar danos aos dentes?
Tais alimentos são ricos em açúcar, portanto seu consumo deve ser regulado e seguido de escovação, ou seja, também podem provocar cárie.
Como saber se tenho cárie?
Através da visão direta dos dentes e emprego do fio
dental, para uma melhor visualização removendo desta forma a placa bacteriana que o recobre. Pode-se fazer a visualização em local iluminado e após a higiene. A doença se estabelece antes das cavidades serem vistas, procure, portanto, alguma alteração de cor como manchas brancas ou acastanhadas na parte superior dos dentes e entre os dentes. Em estágios avançados as manchas evoluem para cavidades e os sintomas como a dor começam a aparecer, além de desconforto e mau hálito. O fato de o fio dental ficar preso entre os dentes também pode ser um sinal de lesão.
Como posso prevenir a cárie?
Controlando aquilo que pode causar a lesão, por exemplo, ingestão de alimentos açucarados, limpar os dentes de maneira adequada, utilizando fio
dental, escova e pasta de dente com flúor. O flúor é um importante aliado no combate à cárie, pois previne a desmineralização do dente, atuando na remineralização em pequenas lesões antes destas se tornarem cavidades. É fundamental visitas regulares ao dentista para que ele possa cuidar de sua saúde bucal.